domingo, 25 de março de 2012

Diaspora: RPG de Ficção Científica Pesada

Diáspora é um role-playing game que usa o sistema FATE para entregar um quadro de ficção científica pesada de aventura.

Embora Diáspora baseia-se no sistema de jogo FATE, é um jogo completo sem necessidade de outros suplementos para jogar.

Este RPG foi o vencedor de Ouro para melhores regras no ENnie Awards 2010. A narrativa permite que você pilote uma nave impulsionada por motores de fusão para fendas no tecido do espaço. Este deslocamento leva sua nave para mundos perdidos, cada um com milhares de anos de história.

Descubra a história secreta do futuro da humanidade com a Diáspora!


Dentro deste livro você encontra regras para batalhas de naves, combate individual, interação social e envolvimento militar. Regras rápidas e simples permitem a criação colaborativa fácil de aglomerados estelares e as sociedades que dobram as profundezas do espaço dentro deles.

Diáspora pretende ser um jogo pesado de ficção científica, usando uma variante do sistema FATE. Este sistema é o motor por trás do premiado RPG Dresden Files. Sim, o jogo com as engraçadas "+, - e em branco", dados de seis lados, Aspectos e Competências.


A criação do personagem é similar aos jogos que utilizam o FATE. Em teoria, isso significa que todos no grupo tem personagens que se relacionam entre si.


A criação de Personagem possui um jogo dentro de outro jogo, e há outros minigames dentro de Diáspora. O combate pessoal é um minigame, com seus próprios caprichos e ideias

Há até mesmo um bizarro jogo de combate Social. Você pode interpretar como um "combate" interações em escala que varia de uma negociação com uma autoridade portuária sobre suas taxas de embarque até a direção social de uma nação.

O combate espacial é o grande negócio em Diáspora. A tabela de "aceleração de mudança V" deixa isso claro. Para toda a imprecisão que FATE como um sistema pode trazer para a mesa, Diáspora não tenta ter fundamentos reais da viagem espacial. Os jogadores se sentem muito mais em um combate espacial de Babylon 5 do que, digamos, Star Trek.  O mapa é bidimensional, e a batalha possui impulso, aceleração, feixe de armas e torpedos.

A melhor coisa do sistema é a geração de Galáxias. Como parte da criação de personagem, o mestre e os jogadores constroem um conjunto de mundos ligados por fendas espaciais. Tanto as estatísticas brutas do sistema e as conexões entre eles são gerados aleatoriamente, levando a um mapa de mundos que os jogadores poderão explorar. Os jogadores em seguida, atribuem  Aspectos aos mundos para dar-lhes caráter, personalidade e história. A técnica é poderosa, e pode levar a consequências interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...