segunda-feira, 12 de março de 2012

Análise: Cuba

Cuba é um jogo de estratégia com administração de recursos, mercado e influência política de 2 a 5 jogadores.


Ganha o jogo o jogador que possuir maior número de pontos de vitória após o sexto turno. Estes pontos de vitória podem ser conquistados de várias maneiras, o que torna Cuba um jogão de estratégia.


Cada jogador assume o controle de uma pequena cidade em Cuba que possui terras para plantação, extração de recursos e construção de edifícios diversos.


Os produtos extraídos das plantações são tabaco, açúcar e frutas. Estes produtos podem ser negociados no mercado (aqui entra o conceito de oferta e procura) ou carregados para navios no porto da ilha.


Na extração dos produtos eles ficam no terreno de sua cidade. Mas cuidado! Não deixe terminar o turno com os produtos no terreno que irão estragar. É necessário comercializá-los ou guarda-los no armazém da cidade.


Os recursos são água, pedra e madeira que servem para construir edifícios na sua fazenda. E os produtos manufaturados são rum e caixa de charutos. Estes são os mais valiosos para carga de navios e mercado.


O jogador possui 5 cartas que indicam qual ação irá fazer na rodada. Ele escolhe 4 cartas e a quinta é utilizada para ir ao Parlamento influenciar os políticos com leis interessantes.


As cartas são: Trabalhador, Vendedora, Arquiteto, Capataz e Prefeito. As cartas fornecem ações diferentes que variam de recolher produtos e recursos, ir ao mercado, carregar os navios, construir edifícios e ativar edifícios.



Prestando atenção dá para fazer alguns combos utilizando edifícios em suas terras. Achei bem legal também a parte de influência e suborno aos políticos do Parlamento para escolher 2 cartas de leis que irão beneficiar suas jogadas ou atrapalhar seus adversários.



O jogo dá várias opções e deixa o jogador administrar de diferentes formas a cada partida. As regras e a mecânica estão bem fechadas e não dá para ser superior em todas as frentes de jogo.


O planejamento da Iniciativa do próximo turno e o suborno do Parlamento com moedas dá um tempero a mais para quebrar a cabeça.


A primeira partida eu joguei contra minha filha Alexia e acabei dando uma aula da ilha de Cuba, Fidel Castro, Guerra Fria, Mercado de Ações e Política.


Ela demonstrou interesse em aprender e se aprofundou na estratégia do jogo. Resultado: ganhou de mim com uma jogada muito inteligente no último turno. Orgulho do pai!


Jogo altamente recomendado para jogadores experientes e novatos que não tem preguiça de pensar.



Cuba
Nota
 Jogabilidade
10
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,20

4 comentários:

  1. Parece muito com o Puerto Rico, ao menos no conceito.

    ResponderExcluir
  2. Realmente parece mesmo com Puerto Rico. Só que possui alguns detalhes a mais, por exemplo, a político no fim de cada rodada.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Beta... este jogo pode ser importado diretamente de lojas como Cool Stuff Inc ou nos Classificados do novo portal do Redomanet: www.redomanet.com.br

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...