segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Análise: Last Night on the Earth

O tema deste jogo sempre me agradou: Zumbis!!! Não zumbis com superpoderes, inteligentes e do futuro. Zumbis da escola antiga, dos filmes B de terror, toscos, com todos os clichês do gênero.
Para este jogo, estavam presentes também o Marcelo, Nani, Décio, Renata e o Joca. 
Jogo semi-cooperativo de 2 a 6 jogadores. Eu e o Joca encarnamos os zumbis, enquanto os dois casais foram os heróis do jogo. O Marcelo só joga com o xerife (e que ele insiste em chamá-lo de Xerife do Walking Dead). O incrível é que sempre acaba a munição para os tiros de pistola dele. Entre os outros heróis há o quarterback, o filho do Xerife, a estudante popular, a fazendeira, a enfermeira, o mendigo e o padre.

O jogo vem com 5 cenários prontos. Na Internet é fácil conseguir outros cenários. Nesta noite, jogamos todos os originais.
Em 20 minutos, as regras foram explicadas. A duração das partidas é variável dependendo do cenário. Mesmo as mais longas não ultrapassaram 1 hora cada.



Os combates são realizados através de dados, onde os heróis jogam 2 dados e o zumbi rola somente 1. Se o valor do dado tirado pelo zumbi for maior ou igual do que o valor do maior número dos heróis, o zumbi consegue ferir o herói. Cada herói possui habilidades diferentes (ao todo são 8 fichas) e aguentam determinado número de ferimentos. Se o maior número no dado do herói for maior do que o número do zumbi, nada acontece. Simplesmente o herói consegue atingir o zumbi e a criatura continua atacando.
Para matar um zumbi, o herói precisa tirar dois números iguais no lançamento dos dados, independente qual seja.
Exemplo: o zumbi joga e tira 4. O herói joga os dados e tira 1 e 1. Como tirou números iguais, o zumbi é retirado do jogo (eu ia escrever que o zumbi é morto, porém ele já está morto...).

Existem dois tipos de cartas no jogo. Um deck para os zumbis e outro para os heróis. O deck dos zumbis consiste em eventos que ele solta durante o jogo, dificultando a vida dos heróis.
O deck dos heróis consiste em eventos ou itens que ajudam a completar os objetivos. Entre os itens clichês temos moto-serra, bastão de beisebol, pistola, pé-de-cabra, dinamite, etc. O legal é que para acender o pavio de uma carta de dinamite é necessário ter outra carta de isqueiro ou fósforo (fantástico).
Os cenários podem ser simples como matar 15 zumbis até o amanhecer (15 turnos) ou achar gasolina e a chave do caminhão que está no meio do tabuleiro para poder fugir da cidade dos mortos-vivos.
O cenário mais desafiante dos originais para os heróis é a Defesa da Casa Manor. Os heróis devem defender uma casa localizada no meio do tabuleiro contra os zumbis. Se o jogador que controla os zumbis entrar com 9 criaturas ao mesmo tempo na casa até o amanhecer, irá ganhar na hora o cenário.
Last Night on the Earth é um dos jogos preferidos de nosso grupo, o segredo é sempre jogar com cenários diferentes. Usando criatividade, qualquer grupo conseguirá desenvolver novos cenários.

Jogo leve, mecânica simples com diversão garantida. Indico a todos, desde jogadores hardcore até iniciantes.

Last Night on the Earth
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
9
 Diversão
10
 Nota Redomanet
9,20



Um comentário:

  1. Ótima análise, meus parabéns! Só há um porém nas regras do combate: para o herói matar um zumbi, além de tirar uma dupla nos dados, ele tem que superar a rolagem do zumbi. Ex: o zumbi tira um quatro, o herói além da dupla teria que rolar um cinco também. Parabéns pelo blog, o seu é um dos mais informativos que já acessei. Pelo que vi no site da Ilha vc também tem o Mansions of Madness. Bem que poderia rolar uma análise, ou um reporte de jogatina, hein... Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...