sábado, 24 de setembro de 2011

Análise: Twilight Imperium

Finalmente jogamos o tão esperado Twilight Imperium. Foram 4 dias estudando regras, caçando traduções de cartas na Internet e traduzindo eu mesmo as Cartas de Ações.
Para a estréia, contamos com mesa cheia: eu, Marcelo, Joca, Jefferson, Bruno, Ageu e Franklin. A Alexia tentou encarar mas como iniciamos o jogo tarde (22:00 hrs) ela deu uma olhada na complexidade e foi dormir.


O jogo possui muitas peças, regras e miniaturas. Com 7 pessoas então, faltou mesa (literalmente faltou espaço físico)... e olha que nossa mesa para jogo é grande!


Achei interessante no jogo a quantidade de opções para montar quais componentes farão parte da jogatina.
Exemplo: utilizamos a regra de vitória em 10 pontos (há regras para 14 pontos... jogo mais longo). Utilizamos também os líderes mas não colocamos os artefatos.
Enfim a combinação de peças extras e regras variáveis aumentam e muito a rejogabilidade.



Usei algumas coisas da expansão Shattered Empire, principalmente o aumento da quantidade de jogadores. O jogo original é de 3 à 6 participantes. A expansão amplia para 3 à 8 jogadores.


Cada jogador escolhe uma raça alienígena com habilidades diferentes para tentar conquistar a galáxia.
Os tipos de decks são poucos (Ação, Tecnologia e Política) mas a quantidade de cartas em cada um torna o jogo muito interessante. O tabuleiro modular também é um show a parte.


O combate possui uma mecânica simples e divertida. Difícil administrar a escolha de Tecnologias e saber o momento certo de jogar suas Cartas de Ação.


Para este primeiro jogo levamos 1 hora de explicação das regras. E foram 6 horas de jogo.


 

As regras, no geral, não são difíceis. A mecânica todos conseguiram pegar após 3 rodadas, porém precisam ser acompanhadas com a ordem do turno impressa em cada planilha de raça.
Sem contar que ficamos boa parte da partida jogando com 1 regra errada. E foi principalmente na hora de ativar um sistema, ou seja, o coração da sua rodada. O jogo ficou bem amarrado e as frotas não conseguiam expandir em uma velocidade aceitável.



Fomos consultar o manual e lá não estava tão claro assim se podíamos ativar mais de 1 sistema por turno. Bem, fomos para a famosa "Regras da Casa" e, certo ou não, passamos a ativar mais de 1 sistema. O jogo voou e ficou muito mais dinâmico. Foi aí que houveram as batalhas, principalmente contra o Ageu, que estava na frente, faltando apenas 1 ponto de vitória para ganhar. Ele aplicou suas jogadas na carta de estratégia Imperial e decolou no número de pontos.




Em cada rodada, o jogador escolhe 1 das 8 cartas de estratégia disponíveis: Iniciativa, Diplomacia, Política, Logística, Comércio, Bélica, Tecnologia e Imperial.
As cartas políticas são bem divertidas, provocando total interação entre os oponentes, abrindo discussões para votar em Leis e Eleições.


O Franklin precisou ir embora mais cedo e acabou facilitando um pouco as coisas para o Ageu, já que era o único vizinho que poderia atrapalhar a vitória e expansão dele.
No fim, o Ageu ganhou e eu fiquei em segundo.



Achei um excelente jogo, complexo, divertido e com muitas variações. A rejogabilidade é alta, porém quem topar jogar precisa fritar o cérebro e gostar de passar horas vivendo esta conquista espacial. É o meu tipo de jogo!!!



Complexo, demorado, muito divertido, com todas as escolhas que mais gosto em outros jogos: administração, guerra, política, comércio e muita ficção científica. E uma variedade de opções que não o deixam enjoativo.



Twilight Imperium
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
10
 Tabuleiro
10
 Componentes
10
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...