segunda-feira, 14 de maio de 2012

Análise: Tide of Iron

Tide of Iron, da Fantasy Flight Games, é um jogo tático de 2 a 4 jogadores que recria alguns cenários históricos da Segunda Guerra Mundial.



A caixa do jogo é grande, cheia de componentes e com miniaturas detalhadas. Todo o material é de alta qualidade ajudando na ambientação dos cenários. Acompanha o jogo principal alguns cenários e dois exércitos: Americanos e Alemães.


Esquadrões de Engenheiros
Para nossa primeira partida, assumi o exército Alemão e meu irmão Marcelo jogou pelos Americanos.




Cada exército possui unidades terrestres e veículos. As unidades são compostas por Soldados de Infantaria Regular, Soldados de Elite, Oficiais, Metralhadoras e Lança-Morteiros. Entre os veículos temos Tanques, Half-Tracks e Caminhões de Transporte.




O livro de regra é extenso e cheio de detalhes. Recomendo os novatos a baixarem as regras traduzidas e conhecerem mais a fundo o jogo no site www.tideofironbrasil.xpg.com.br do Ismael Descolado.




Jogamos com as regras abertas e consultei várias vezes na primeira partida.
Jogamos um dos cenários introdutórios, onde não havia a participação de veículos. O cenário escolhido foi Breaking the Line, e nos ajudou a sentir o jogo na prática.


Dados pretos para ataque e dados vermelhos para defesa
Já no setup há necessidade dos jogadores montarem seus esquadrões de forma estratégica. A combinação de unidades pode ser fundamental para a vitória do exército.




É neste momento que sentimos o ponto fraco do jogo. As miniaturas possuem uma peça de plástico para encaixar na base e algumas destas peças são mais grossas que o buraco de encaixe.



Deixamos de utilizar alguns soldados (até agora achamos 4 soldados com este defeito de um total de 54 miniaturas) e ainda não pensei em como raspar este encaixe.


Passada esta fase que é muito interessante apesar deste pequeno deslize do fabricante, o jogo mostrou sua força como war game.





Jogamos por quase duas horas neste cenário, parando em vários momentos para conferir as regras. Em nenhum momento, Tide of Iron foi cansativo. Muito pelo contrário. A cada jogada fomos transportados para o campo de batalha, visualizando os movimentos das tropas como se fosse num filme.



No cenário Breaking the Line  os americanos precisavam controlar um hexágono demarcado no início do jogo em até 6 rodadas para ganhar. Os alemães precisavam conter os americanos nestas 6 rodadas. O exército de invasão americano estava em maior quantidade mas os defensores alemães possuíam metralhadoras e lança-morteiros que tentei posicionar de forma estratégica para receber as tropas invasoras com uma chuva de projéteis.




Os jogadores contam com a ajuda de cartas estratégicas que são divididas em temas específicos. No cenário Breaking the Line eu contei com a ajuda das cartas de Moral e os americanos ficaram com as cartas de Comando. As cartas ajudaram bastante em vários momentos da partida, e recomendo gastarem pontos de vitória com elas sem economia. As cartas de estratégia, bem como planilhas de referência em português podem ser baixados também no site do Tide of Iron Brasil.



As regras de terreno funcionaram muito bem, assim como os ataques de dano normal e supressão.




Oferecendo mais uma opção de jogo temos os esquadrões especialistas. Neste cenário, fiquei com os engenheiros, que escavavam trincheiras de forma rápida para cobertura e o Marcelo contou com médicos, que recuperavam soldados feridos.




O combate é realizado com rolagem de dados e apesar de contar com a sorte, não tira a recompensa de boas estratégias.




O cenário foi decidido na sexta e última rodada, em uma partida emocionante com a vitória para o Marcelo e o exército americano. Nós vibramos com cada movimento de tropas e rolagem de dados do combate.




Tide of Iron entrou na lista de jogos preferidos, oferecendo um ótimo simulador de guerra que exige tática e estratégia. Além disso, suas miniaturas e componentes de ótima qualidade deixam a experiência mais visual e agradável.


Jogaço!

Tide of Iron
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
10
 Tabuleiro
10
 Componentes
8
 Diversão
10
 Nota Redomanet
9,40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...