segunda-feira, 30 de julho de 2012

Análise: Stone Age: Style is the Goal

Style is the Goal é a primeira expansão para o ótimo jogo Stone Age. Conhecido também como “a expansão da Polly”, devido aos novos recursos de decoração (anéis de osso e dentes de marfim).


A primeira grande contribuição para o jogo base é a inclusão do quinto jogador. Só por isso, já vale a pena ter esta expansão.


Todos os componentes de Style is the Goal mantém a linha da excelente qualidade de Stone Age. Os novos componentes de dentes e anéis são muito bem feitos.


As decorações (dentes e anéis) são adquiridas pelos jogadores na mesma área do tabuleiro que se consegue comida. O esquema é o mesmo. Joga-se o dado (1 dado por cada trabalhador na área) e o jogador extrai a quantidade de comida e/ou decoração dividindo o resultado por 2.

Mercado
A expansão traz novas cartas de civilização e novas cabanas para construção. Pode-se utilizar a decoração como recurso para adquirir estas novas peças. Elas inserem ganhos bem interessantes, tanto em pontos quanto em recursos.


Uma nova peça de tabuleiro é colocada em cima do tabuleiro do jogo base, inserindo um novo espaço para carta de civilização (agora são cinco cartas em jogo, ao invés de quatro) e o mercado.



O mercado é uma nova opção para o jogador colocar trabalhadores. A trilha do Mercado vai de 0 à 10. Quando o jogador coloca dois trabalhadores ali (obrigatório colocar dois), seu marcador na trilha de mercado avança duas casas. Se estiver nas casas entre 1 e 3, o jogador troca 2 peças de decoração por 1 recurso (madeira, barro, pedra ou ouro) na construção de uma cabana. Se estiver nas casas entre 4 e 8, o jogador troca 1 peça de decoração por 1 recurso. E se estiver nas casas 9 e 10, o jogador troca 1 peça de decoração por 2 recursos.


Para a primeira experiência com esta expansão, jogaram eu, o Marcelo e o Jefferson. O Jefferson ainda não conhecia as regras base do Stone Age. Já o Marcelo havia jogado várias vezes o jogo base, sendo este um de seus jogos preferidos.


As novas regras fluíram bem na partida, e as novas cartas e cabanas aumentaram as opções para pontuação.


O mercado só foi utilizado pelo Marcelo no final do jogo. Graças à troca de decoração em recurso ele conseguiu construir sua última cabana. Não sei ainda o quanto este Mercado pode ser explorado, já que existem outras opções aparentemente mais interessantes. Acredito que em um jogo com quatro ou cinco jogadores ele possua uma interação melhor.


Já as peças de decoração (o dente vale 1 peça e o anel valem 3 peças de decoração) usamos bastante nesta partida para adquirir cartas de civilização e cabanas.


No final, eu ganhei a partida após a soma dos pontos, com o Marcelo em segundo e o Jefferson em terceiro. Minha estratégia foi aumentar o número de trabalhadores e investir em cartas que multiplicassem minhas cabanas. Construí cabana sempre que tinha recurso suficiente.


Enfim, a expansão agradou a todos que já conheciam o jogo base e aquele que nunca havia jogado Stone Age.
Altamente recomendado!



Stone Age: Style is the Goal
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
8
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,00

Um comentário:

  1. Já estou com muita vontade de comprar a caixa básica desse jogo; acho agora que já vou comprar com a expansão junto! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...