sábado, 3 de setembro de 2011

Análise: Starcraft The Boardgame

 Como já postei anteriormente uma Jogatina com o ótimo Starcraft: the Boardgame, agora iremos para a análise.
O jogo é um War Game ambientado no universo Starcraft do jogo de PC. Existem 3 raças (com 2 clãs cada uma) para escolha dos jogadores. As raças possuem habilidades, unidades, objetivos e tecnologias diferentes entre si.

Os Zergs se alastram facilmente pelo tabuleiro, porém sua unidade individual é fraca. Há necessidade do ataque em grupo, ganhando pela quantidade e não pela força.
Os Protoss são exatamento o contrário dos Zergs. Suas unidades são caras, porém individualmente conseguem vencer inimigos em massa.
E os Terráqueos (humanos) constituem o meio da balança. Conseguem adquirir maior quantidade de recursos e seu forte é a velocidade que pesquisam novas tecnologias e upgrades.
Uma vez decidido com qual clã irá jogar, inicia-se a fase de setup da galáxia. De forma divertida, com uma mecânica fácil, os planetas são posicionados estrategicamente na mesa por cada jogador.
Ainda existem fendas tridimensionais que permitem a viagem entre dois planetas distantes.
A vitória acontece quando:
- qualquer jogador atingir 15 pontos de Vitória
- qualquer jogador cumprir o objetivo especial do clã no terceiro estágio
- se sair 2 cartas de evento "The End is Near" no terceiro estágio
- se todas as cartas da pilha de eventos acabar
Achei muito legal o esquema de recursos e trabalhadores. Você possui cartas de recurso conforme conquiste as áreas dos planetas.E tem um número limitado de trabalhadores. Há rodadas que não temos recurso suficiente e precisamos invadir outros planetas, e há rodadas que temos recursos mas não temos trabalhadores. Aí é necessário gastar tempo recrutando mais trabalhadores.
O combate acontece por cartas. Não há lançamento de dados no jogo inteiro. Cada raça possui suas cartas próprias de combate e tecnologia. As cartas de tecnologia são cartas de combate melhores, que fazem upgrade na pontuação de suas unidades militares.
A mecânica do combate é simples, utilizando "valor cruzado". Cada carta dá um número de Ataque e outro número de Vida. A unidade é destruída se a Vida for menor ou igual que o Ataque do oponente. É possível que as duas unidades sejam destruídas.
Outra coisa bem legal no jogo é a parte de upgrade de construções. Toda raça possui 3 tipos de construções, e cada tipo possui até 3 níveis de upgrade. Cada nível habilita unidades militares diferentes. Quanto maior o nível, maior o poder da unidade.
Existem 3 fases para cada turno dos jogadores:
- fase de Planejamento: a mais importante de todas as fases. É aqui que os jogadores precisam ter estratégia e posicionar suas 4 ações possíveis no turno (pesquisar, movimentar ou construir). As ações são colocadas nos planetas fechadas, respeitando a ordem de Primeiro Jogador. O legal é que são criadas "pilhas" de ações, e a última ficha colocada será a primeira executada.
- fase de Execução: Um a um, cada jogador irá retirar e exectuar sua ficha de ação que está em cima das pilhas nos planetas.
- fase de Reagrupamento: fase que os trabalhadores retornam para disponíveis, contagem de pontos, execução das cartas de eventos, ganho e perda de recursos.
Os componentes do jogo são de ótima qualidade, com miniaturas muito bem feitas de acordo com a raça. A quantidade de peças pode assustar no primeiro momento para novos jogadores, mas 3 turnos são suficientes para todos entenderem por completo as mecânicas e o "jeitão" do jogo.
Jogo estratégico de guerra, para jogadores hardcore que gostam de ficar 2 horas ou mais fritando o cérebro na mesa.



Starcraf - Boardgame
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
10
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,20



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...