domingo, 2 de setembro de 2012

Warmachine: um jogo de combate agressivo

Warmachine é um jogo de guerra steampunk de miniaturas produzido pela Privateer Press.


O jogo possui miniaturas de plástico representando personagens militares do RPG Iron Kingdoms. As batalhas são travadas entre warcasters de reinos rivais, grandes warjacks movidos a vapor e as tropas que consistem de seres humanos e raças de fantasia.


Warmachine é vencedor de vários prêmios, incluindo Melhor Regras de Fantasia, Melhor Jogo de Miniaturas e Melhor Série de Fantasia de Miniaturas nos anos de 2003 à 2005.



A característica mais marcante de Warmachine é a inclusão de warcasters e warjacks (as máquinas de guerra a partir do qual o jogo deriva o seu nome).
Warjacks são constructos que misturam tecnologia com magia e projetados para fazer a guerra. Geralmente são alimentados por um motor a vapor da queima de carvão. Fortemente blindados e, muitas vezes transportando mais de um tipo de arma, são equivalentes a tanques e artilharia das unidades militares tradicionais. Eles são muito mais duráveis e potentes do que as tropas normais, mas são muito mais caros.



Warcasters são os personagens centrais do jogo. Warcasters são conjuradores poderosos que aprenderam a controlar os warjacks. Warcasters servem para múltiplos papéis: além de orientar o poder dos destrutivos warjacks, eles são os comandantes do exército e combatentes potentes. Cada Warcaster possui um talento especial que pode ser usado uma vez por batalha, os seus efeitos variam de sutil a explosivo e pode ser suficiente para mudar o rumo da batalha.



Além de warcasters e warjacks, os exércitos possuem tropas de infantaria de muitas variedades. Alguns são infantaria ou artilheiros, enquanto outros têm funções mais especializadas, de reparadores warjack para conjuradores. Em sua maioria, os soldados avançam em grupos mas há também personagens independentes chamados solos.


Na expansão Warmachine: Wrath, motores de batalha foram introduzidos. Motores de batalha são enormes construções mecânicas que não são warjacks e, portanto, não necessita de foco. Cada facção tem um motor de batalha disponível.



O jogo em geral foi feito para encorajar a agressão em vez de táticas defensivas, tais como esperar atrás de fortificações.


A unidade pode mover, atacar, e também pode realizar outras ações, como reparar um warjack ou lançar um feitiço. A mecânica primária exclusiva para Warmachine é o uso de pontos de foco. Cada warcaster recebe um determinado número de pontos de foco cada turno, que representa o poder mágico do lançador. No início do turno, o foco pode ser gasto, por exemplo,  para pagar habilidades.


O jogo Warmachine é ambientado no mundo de Caen, na porção ocidental do continente Immoren. Os reinos de Cygnar, Ord, Llael, e Khador são os principais reinos humanos da Immoren Ocidental, e coletivamente são referidos como os Reinos de Ferro. Eles foram criados há quatrocentos anos com a assinatura dos Tratados de Corvis. No enredo do jogo em que se desenrola através da ficção nos manuais de jogos e outros suplementos, Cygnar e Khador estão atualmente em guerra, e Khador anexou quase todos de Llael. Ord é decididamente neutro na guerra.



Cryx é um arquipélago na costa de Cygnar. É governado por Lord Toruk também conhecido como "O Pai dos Dragões. Cryx é um paraíso para a pirataria e outros males. Os grupos de ataque de Satyxis e Mortos-vivos estão constantemente a devastar as margens dos outros reinos.



Ios é o país dos elfos. Pouco se sabe sobre como suas fronteiras foram fechadas por anos. Uma coisa que se sabe é que a deusa padroeira dos Elfos está morrendo, e com ela a raça dos Elfos.



Rhul é o país dos anões. Hoje é neutro na guerra Cygnar-khadorano, mas recentemente teve uma atitude amigável com Cygnar.
Os vários poderes listados aqui são explorados em mais detalhes no RPG Iron Kingdoms. Em Warmachine, o foco é sobre as quatro facções principais: Cygnar, Khador, Menoth e Cryx.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...