segunda-feira, 25 de junho de 2012

John Nash: Uma Mente Brilhante

John Forbes Nash Jr. (Bluefield, 13 de junho de 1928) é um matemático norte-americano que serviu como Matemático Senior de Investigação na Universidade de Princeton.
John Nash
Mas o que este maluco cerebral tem a ver com os jogos? Ele trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais.


Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, vencedor de 4 Oscars (indicado para 8), baseado no livro-biográfico homônimo, que apresentou seu gênio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.


Ganhou seu doutorado em 1950 com uma dissertação sobre os jogos não-cooperativos. A tese, escrita sob a supervisão de Albert W. Tucker, continha definições e propriedades daquilo que, mais tarde, seria chamado de Equílibrio de Nash. Esses estudos levaram a três artigos: "Pontos de Equilíbrio em Jogos de N-Pessoas", "O Problema da Barganha" e "Jogos Cooperativos de Duas Pessoas".

Teoria dos Jogos no Desenvolvimento de um Programa Nuclear

Em 1994, como resultado de seu trabalho com a teoria dos jogos, que desenvolveu quando estudante de Princeton, ele recebeu o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel (junto com dois outros estudiosos). Fez dedicatórias do prêmio a Alicia, sua esposa.

Nash e Alicia

Nash criou dois jogos populares: Hex  (criado independentemente em 1942), e So Long Sucker em 1950 com M. Hausner e Lloyd S. Shapley.



Em 2010 John Nash esteve na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, durante o II encontro da Sociedade Brasileira de Teoria dos Jogos em Comemoração aos 60 anos da Teoria do Equilíbrio de Nash.

Teoria do Equilíbrio de Nash

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...