domingo, 15 de abril de 2012

Papo descolado com o Descolado

O Redomanet bateu um papo com um dos maiores especialistas do jogo Tide of Iron no Brasil. Tradutor para o português de manuais e cartas de vários jogos, e ícone para os jogadores brasileiros: Ismael, o famoso “Descolado”, autor de resenhas muito bem escritas no site Ilha do Tabuleiro e dono do site www.tideofironbrasil.xpg.com.br.


1 - Redomanet: Como começou sua paixão por jogos e qual foi seu primeiro jogo de tabuleiro moderno?

Eu já gostava de jogos quando era criança mas nunca fui fanático (adorava o Ludo, Banco Imobiliário e War). A paixão por jogos modernos veio do meu apreço por Jogos de Estratégia no PC, principalmente Civilization e a série Commandos. Meu primeiro jogo moderno foi o Axis & Allies Revised (por causa da semelhança com o War e também pelas miniaturas).

2 - Redomanet: Além do Tide of Iron, quais são seus jogos prediletos?

Meus preferidos são jogos grandões, cheio de cartas, tokens e miniaturas. É até engraçado dizer que tenho como prediletos jogos como FURY OF DRACULA, DESCENT e GEARS OF WAR sendo que joguei muito pouco esses jogos (preguiça pura, pois adversários até que não faltam aqui em Curitiba). Mas não posso deixar de destacar o PANDEMIC (pequeno, rápido, sem miniaturas), um jogo simplesmente apaixonante!

3 - Redomanet: De onde veio a ideia e como foi planejar e desenvolver o site www.tideofironbrasil.xpg.com.br?

Eu estava sem trabalho em 2009 e queria me voltar para o mercado de desenvolvimento de websites. Então pensei "vamos tentar criar um website para ver o que sai, mas tem que ser um tema que eu goste". Como eu era fã do TIDE OF IRON, bastou juntar a fome com a vontade de comer [risos]. A ideia inicial era implementar um "fórum" no site de forma a permitir que os visitantes postassem ideias, opiniões e quem sabe até troca de informações sobre o jogo, mas criar isso exigiria hospedagem paga (a hospedagem do site XPG é gratuita) e no fim acabei deixando apenas o website.

4 - Redomanet: Vi que o site possui um material excelente também para as expansões Days of the Fox e Normandy. Há previsão de disponibilizar material para a expansão Fury of the Bear?

Eu comecei a criar um site para o FURY OF BEAR porém percebi que seria mais interessante focar no novo site do TIDE OF IRON, deixando para falar da expansão justamente neste novo website. FURY OF BEAR é uma expansão que precisa urgente de uma página na internet. Não por suas qualidades mas sim pela incrível quantidade de DEFEITOS que esta expansão tem [risos].

5 - Redomanet: Quais são os planos para o site www.tideofironbrasil.xpg.com.br?

Uma reformulação total! Eu nunca gostei muito da cara do site [risos], sempre o achei meio "amador" (apesar das pessoas acharem que o trabalho ficou legal). Acho que nunca gostei pela falta de mais animações em FLASH, algo essencial para tornar um site mais atrativo. Também há o problema das expansões, que estão apresentadas como se fossem "websites próprios" (tudo com a intenção de aprender a criar websites) porém "engessadas" ao TIDE OF IRON.
A ideia é criar um site novo e juntar todas as informações das expansões no mesmo lugar sem que o visitante precise explorar todo o site para ver tudo o que o TIDE OF IRON tem a oferecer. Hoje, da forma como está, é super fácil o usuário "passar batido" pelas demais expansões sem conhecer todo o potencial do jogo.
No novo website, ao citar informações sobre uma unidade, ao lado dela eu posso mostrar também as informações de todas as demais unidades daquele tipo nas demais expansões, sem que o usuário precise "navegar" até outra página para conhecê-la. Dessa forma o usuário pode exclamar "- Não acredito, esse jogo tem Shermans, Tigers, Matildas e até Flak Guns?"

6 - Redomanet: Os manuais e cartas traduzidos por você respeitam a diagramação e as imagens oficiais do jogo, sendo itens obrigatórios para qualquer um que importe os produtos de fora e queiram facilitar o jogo para amigos ou parentes que não tenham influência no inglês. Suas traduções de manuais e cartas possuem uma qualidade altíssima. Quais são os softwares utilizados, como é o planejamento e a duração média destas traduções?

Essa "qualidade altíssima' é por sua conta [risos]. É difícil mensurar o tempo que levei para traduzir o manual porque eu não o fazia todos os dias e quando traduzia, gastava no máximo umas 2 horas do meu tempo. Foi super complicado porque era o primeiro manual que eu traduzi na minha vida e apesar da certa facilidade no inglês (nunca fiz curso mas trabalho com informática a 20 anos), o jogo é bem complexo e possui alguns jargões militares que eu não estava acostumado. Termos como "pinned", "disrupted", "routed" e "supressed fire" não tem tradução direta, tive muita ajuda do pessoal da Ilha do Tabuleiro.

Mas ficou legal sim, eu procurei ser super fiel ao jogo original (tanto no manual quanto nas cartas) porque queria mesmo passar a sensação de que o jogo foi fabricado no Brasil, tudo para "trazer" os jogadores casuais para dentro do jogo da maneira mais forte possível.

As ferramentas que usei sempre foram um programa que converte de PDF para WORD chamado "PDF Converter" (não funciona sempre mas quando converte, é perfeito), e o CORELPHOTOPAINT, porém recentemente tenho usado mais o PHOTOSHOP. Não conheço muito dele, mas quebra o galho.
As traduções ficam por conta do bom e velho GOOGLE TRANSLATE e do BABYLON online.


7 - Redomanet: Fale um pouco sobre você e como você enxerga o momento atual e o futuro do mercado brasileiro de jogos de tabuleiro.

Eu me chamo Ismael, faço 40 anos agora em Abril, sou formado e trabalho como Analista de Sistemas. No ramo de informática a mais de 20 anos, sempre curti jogos de computador e video-games, razão que me levou a gostar também de jogos de tabuleiro (mas longe de ser fanático). A grosso modo, jogos de tabuleiro são como jogos de video-game, porém quem precisa gerenciar as regras somos nós e não o computador.
Não sou especialista no assunto, mas em minha opinião o mercado nacional de jogos de tabuleiro sempre foi uma 'lástima", por assim dizer. Prova disso sempre foi o fato de jogos como WAR e BANCO IMOBILIÁRIO estarem a mais de 30 anos no mercado apenas "mudando de cara" (e de preço) e ainda reinarem absolutos como líderes de venda. Nunca entendi porque passamos tanto tempo estagnados, mas entendi que esse tempo todo de estagnação serviu apenas para uma coisa: Deixar o jogador de tabuleiro brasileiro com "preguiça de pensar" [risos]. Prova disso é o fato que sempre vi pessoas comprando WAR 2 porém jogando com as regras do WAR 1 por pura preguiça de saber como manusear os "aviõeszinhos", achando que são muito "complicados" de usar.

Como convencer um jogador destes a encarar um jogo estrangeiro, com suas toneladas de regras e tomadas de decisão? É óbvio que muitos correriam de susto apenas em ver a quantidade de peças que possui um jogo como AXIS & ALLIES por exemplo. O mercado nacional sempre teve como foco os jogos que envolvem muito o fator sorte, com a “honorável" desculpa de que podem ser jogados por pessoas com faixa etário entre 5 e 100 anos.

Hoje as coisas estão mudando. A Hasbro trouxe um pouco mais de pimenta para o mercado nacional e já fez nosso mercado começar a se mexer. Prova disso é o fato da GROW ter trazido lá de fora jogos como COLORETTO e COLONIZADORES DE CATAN, algo simplesmente impensável a alguns anos atrás.
Mas há diversos outros jogos novos que estão pipocando por aí e que infelizmente não conheço, mas já ouvi muitos comentários, tais como RECICLE, ISLA DOURADA, CITADELS, VALE DOS MONSTROS...
Parece que finalmente o mercado nacional começa a despertar deste sono de 30 anos e sinceramente espero que não pare. O futuro parece promissor e quem sabe um dia não veremos numa prateleira de uma loja uma caixa imensa de um jogo de guerra chamado MARÉ DE FERRO.

Abração meu caro!

Um comentário:

  1. ismael, sou fã tambem do TOI e acho seu trabalho fantastico.
    parabens

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...