sábado, 28 de abril de 2012

Análise: Tannhauser

Tannhauser é um jogo tático de combate com miniaturas da Fantasy Flight Games. A Segunda Guerra Mundial não acabou e as forças da União e do Reich continuam com seus confrontos pelo mundo. Clique aqui para ver a descrição do jogo.


Joguei contra meu irmão Marcelo utilizando a expansão Equipment Cards que adiciona cartas para todos os itens de seu inventário. É muito melhor jogar com esta expansão, evitando o uso da planilha de referência que descreve as habilidades e equipamentos.  As cartas deixam a partida bem mais dinâmica.



Eu joguei com o Reich e o Marcelo escolheu a União. Escolhemos o mapa do jogo base que demonstra uma mansão e o tipo de jogo foi Deathmatch. Ou seja, ganha aquele que eliminar totalmente a equipe do oponente.


Cada jogador controla cinco personagens, escolhendo quatro itens ou habilidades especiais para cada unidade. Isto deixa a rejogabilidade alta, pois a configuração de cada unidade muda o estilo do time.


As regras foram explicadas em 20 minutos e o setup foi mais 20 minutos (com a escolha do inventário para cada personagem).


O jogo é dinâmico e o combate com dados possui regra simples. O sistema Pathfinder que facilita o cálculo da linha de visão no tabuleiro ajuda pra caramba. Sou a favor de todos os jogos de miniatura a adotarem este sistema!


A partida demorou 1 hora e meia com a vitória da União. Na realidade, foi uma lavada...  perdi feio.


As habilidades dos personagens são bem legais e muito úteis na batalha. O sistema de pontos de comando que permite trocar por bônus e ações específicas é eficiente e dá peso na conquista destes pontos.


Os componentes são um espetáculo à parte, onde miniaturas, mapas e marcadores possuem altíssima qualidade (padrão FFG).


Como primeira partida, estávamos perdidos no posicionamento da equipe. Conforme o jogo foi progredindo, descobrimos habilidades bem interessantes que dará maior equilíbrio e tática na próxima jogatina.


Meu maior erro neste jogo foi ter dividido os personagens e atacado sem planejamento. O Marcelo conseguiu manter agrupada sua equipe e tirou vantagem das habilidades individuais que complementam o todo.

Eu traduzi e imprimi as cartas de forma tosca, mas quebrou o galho...
A União possui uma força em explosivos e suas granadas destroem o cenário (maldita granada de fumaça). Já o Reich possui poderes sobre o Ocultismo e habilidades que utilizam a Mente.


O manual é extenso e pode causar erro nas regras das primeiras partidas. Nós erramos na resolução do ataque de granadas. O sucesso automático da granada não é ferimento automático. O alvo da granada ainda pode jogar seus dados de defesa e tentar não receber danos pela explosão.


Tannhauser consegue trazer a mesma emoção dos jogos de vídeo-game de combate online como Quake. Jogabilidade simples, muitos níveis de customização, mapas variados (necessário adquirir as expansões) e vários tipos de modo de jogo.


Ótimo para jogadores experientes e novatos, principalmente para quem gosta de jogos de combate online em consoles, para aqueles que curtem um bom combate de miniaturas e para os jogadores de RPG de mesa. 


Altamente recomendado!


Tannhauser
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
9
 Tabuleiro
10
 Componentes
9
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,00

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Existem alguns vendedores nacionais (eu recomendo pesquisar sobre sua reputação antes de comprar o jogo). E há lojas internacionais que você pode importar, como a http://www.coolstuffinc.com/ .
      O Redomanet possui um novo Portal, em www.redomanet.com.br, com todas as informações atualizadas sobre os jogos de tabuleiro, bem como um fórum onde o pessoal troca informações sobre os jogos: www.redomanet.com.br/forum
      Valeu!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...