segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Jogatina: Game of Thrones Second Edition com 5 jogadores

Esta segunda partida do jogo Game of Thrones Second Edition trouxe uma experiência ainda melhor do que a primeira vez. Joguei novamente com 5 participantes onde cada um sorteou uma casa das Crônicas de Gelo e Fogo para representar.


A minha cópia do jogo Game of Thrones chegou com defeito no tabuleiro. Ele está torto e não consegue ficar reto na mesa. Já entrei em contato com a Fantasy Flight Games e eles se prontificaram a enviar um tabuleiro em perfeitas condições. Depois eu descrevo com maiores detalhes o desfecho positivo ou negativo deste problema.


Eu fiz questão de ficar com a casa Lannister, já que na primeira vez ela demonstrou desequilíbrio negativo e eu resolvi testar.


O Marcelo ficou com os Greyjoy, a Nani com os Baratheon, o Bruno com os Tyrell e o Jefferson com os Stark.


Foram 50 minutos de explicação das regras e quatro horas e meia de jogo. Apesar da duração, não senti o jogo cansativo e foi muito divertido. Isto se deve a mecânica de voto para garantir melhor posição em 1 das 3 trilhas disponíveis: Trono de Ferro, Feldos e Corte do Rei.


O jogo foi muito disputado onde a liderança esteve por algum momento com cada um dos jogadores. A reviravolta nas trilhas espelhou a supremacia dos exércitos no tabuleiro, e a cada turno uma casa ficava em vantagem.



A casa Baratheon e Tyrell espalharam rapidamente suas unidades nas regiões com castelos e fortalezas. Essa velocidade de expansão no Sul do continente deve-se ao fato da casa Martell não estar no jogo (esta casa só entra em jogo com 6 jogadores). Esta expansão foi refreada no momento em que as demais casas entraram em conflito com eles.


Os Greyjoy partiram com sua frota marítima para o norte, na direção dos Stark. Os piratas de Pike começam o jogo muito forte no combate marítimo e precisam utilizar desta vantagem se quiserem ter chance da vitória.


Já os Stark possuem uma região fria para explorar, com muita extensão de terra e com pouco suprimento para manter exércitos grandes. O Jefferson e o Marcelo entraram em batalha cedo e lutaram bravamente por toda a partida. Teve um momento que o Jefferson estava para ganhar o jogo e ele controlava 2 trilhas: Trono de Ferro e Feldos. Aí tudo mudou e o Marcelo assumiu com maior influência e começou a retomar seus castelos.


Usei outra tática com os Lannister. Eles começam a partida no centro do tabuleiro, tendo inimigos por todos os lados. Fiquei nas regiões iniciais só aumentando o exército, sem arriscar com expansão territorial. Os Lannister conseguem fazer isso porque suas regiões são ricas em suprimentos e podem manter várias unidades no mesmo local.


Após um período, quando estava com 3 cavaleiros em cada região comecei a expandir. Aí veio o elemento surpresa que caracteriza os livros de George R.R. Martin. Os selvagens do norte atacaram a muralha e eu não tinha como enviar ajuda para a Patrulha da Noite.


Perdemos a batalha contra os selvagens e tomei um golpe duríssimo graças à escolha do Rei (no momento o Jefferson estava com o poder). Tive que trocar todas minhas unidades de cavaleiro por infantaria. Meu exército ficou fraco e perdi 1 castelo para a Nani.


No final da décima rodada, o jogador com o maior número de castelos venceu a partida: os Baratheon (Nani) com 6 castelos. Os Greyjoy (Marcelo) ficaram em segundo.


Gostei bastante deste jogo, já o considero um dos meus preferidos (está no mesmo nível que Twilight Imperium e Starcraft). Muito divertido, com muita interação entre os jogadores. Recomendo!

6 comentários:

  1. Estes jogos só são encontrados fora do país. Pode conseguir no Mercado Livre, na Funbox ou em classificados no Ilha do Tabuleiro.
    Lá fora indico a loja Cool Stuff Inc (www.coolstuffinc.com).

    ResponderExcluir
  2. Por volta de 40 dólares... neste momento está fora de estoque na Cool Stuff.

    ResponderExcluir
  3. Qual o tamanho do tabuleiro em centímetros?

    ResponderExcluir
  4. Ou está disponível em linha? Onde posso o conseguir? Game Of Thrones é minha serie favorita. Eu quero ir a um bar cuja temática esteja inspirada em GOT. Li que em alguns lados preparam tragos relacionados às características das personagens ou as casas.A meu tivesse gostado assitir mais sobre Robert, Ned, Lyanna. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...