domingo, 11 de dezembro de 2011

Análise: China

Jogo apresentado pelo Paulo Santoro na Euroliga da Ludus. Participaram do jogo eu, o Paulo, o Caio, o Reynaldo e a Flávia. Com exceção do Paulo, todos os demais eu conheci no dia, na mesa de jogo.

O jogo China possui uma matemática complicada na hora de montar a estratégia e conseguir os pontos de vitória. Cada jogador possui 3 cartas na mão e descarta uma combinação de cores para colocar duas peças nas áreas da mesma cor que as cartas.

Ele pode colocar peças que representam chineses ou casas, no máximo 2 por turno. Há possibilidade de descartar duas cartas de mesma cor e trocar por uma peça de cor diferente, como se fosse um coringa.

As casas são colocadas nos espaços ligados por linhas. Os chineses são colocados no círculo central de cada estado (área colorida).

A compra das cartas se assemelha ao Ticket to Ride, onde ficam 4 cartas abertas para escolha do jogador e o monte fechado, que também pode ser utilizado como opção.

A pontuação é feita quando todos os espaços livres em uma área são preenchidos por casas. Todos os jogadores na área recebem pontos, onde aquele que possuir o maior número de casas na área irá ganhar a quantidade total de casas da área, o segundo ganha em pontos a quantidade de casas do primeiro, o terceiro irá ganhar em pontos a quantidade de casas do segundo e assim sucessivamente.

No fim do jogo, há pontos para os jogadores que conseguirem colocar 4 casas ou mais em uma linha. Também há a pontuação entre fronteiras, onde a pontuação é distribuída para quem possuir a maioria de chineses em cada lado da fronteira.

A matemática de pontuação fica mais fácil de entender com o jogo na mesa.  A primeira vez que jogar China será para assimilar toda esta regra. O jogo é mais bem aproveitado a partir da segunda vez. O Paulo ganhou fácil e eu fiquei com a última posição.


A reclamação que faço são as cores do tabuleiro com as cores das cartas. É difícil distinguir laranja do vermelho, por exemplo. O Paulo deu a dica de ler o estado da China que está na carta e verificar com o tabuleiro. Acho que poderia ter maior qualidade e cuidado na produção dos componentes. Só para não dar aquela impressão que é "ching-ling", expressão utilizada aqui em São Paulo para produtos comprados em lojas de reputação duvidosa, geralmente originários da “China”.



China
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
6
 Tabuleiro
6
 Componentes
6
 Diversão
9
 Nota Redomanet
7,20

2 comentários:

  1. Quem falou que ganhei fácil? Foi muito equilibrado! Você fez um bom panorama do jogo, mas tem umas imprecisões nas regras. E jogamos na Ludus, não na Funbox. :-)

    ResponderExcluir
  2. Escrevi este post de madrugada e troquei as bolas...rs... Esta de trocar a Ludus pela Funbox...!!!
    Não dá para ser preciso nas regras, comentei por cima mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...