sábado, 10 de setembro de 2011

Campeonato de Cockpit SP - 2009


Segue fotos da corrida do GP da Espanha e comentários do primeiro Campeonato de Cockpit de São Paulo que fizemos em 2009.


O campeonato contou com a participação de 12 pilotos, upgrade das regras com o Paulo Santoro (designer do jogo Deterrence, que será lançado ano que vem pela Ceilikan) e todas as pistas da temporada de F1 criadas por mim.



Sempre fui fã do jogo Cockpit que adquiri no início dos anos 90. Ele ficou parado por anos em minha estante, até que tive a idéia de fazer novas pistas (o jogo original vinha somente com 1). A partir daí, conheci o Paulo Santoro na Luderia e partimos para um Campeonato, bolando idéias e refazendo as regras até atingir um ótimo nível de competividade.



As regras foram alteradas conforme o andamento da competição até atingir o ponto perfeito. Elementos como kers, vácuo, previsão Meteorológica, configuração do carro e pit stop estratégico foram inovações que a meu ver fecharam o jogo com uma dose extra de estratégia e simulação.



Com 5 voltas, o ponto negativo foi a duração de cada corrida, chegando até a 4 horas por circuito. Fiz alguns testes posteriores com 3 voltas, e o tempo caiu pela metade.


A quantidade de pistas e o percurso de cada uma torna a experiência variável, exigindo estratégias diferentes em cada circuito.
Os GP's utilizados no campeonato foram: Bahrein, Espanha, Turquia, Inglaterra, Alemanha e Hungria.



Os estilos de cada piloto ficam evidentes em cada pista. Desde o mais conservador até o mais agressivo, a estratégia de boxe e escolha de pneus são decisivos para a vitória. A configuração do carro no início da partida também é muito importante. Irá melhorar seus freios ou sua aceleração? Deixará sua equipe nos boxes mais rápida e precisa? Motor ou pneus? Enfim, são várias combinações para deixar seu carro mais adaptado ao circuito.


Segue o placar final do Campeonato (somente os três primeiros lugares):
PilotoEscuderiaPontosVitoriasPole
1RicardoBenetton3800
3EmersonBrawn3120
2MarceloLotus2400
Prato cheio para os fissurados em corrida, chegando próximo de um jogo de simulação de F1.

Cockpit
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
7
 Diversão
8
 Nota Redomanet
8,00

Um comentário:

  1. Legal, Ricardo!

    Poxa, vamos fazer outro campeonato desses! Penso em um feito em 3 datas, que seria assim:

    Data 1: 1 corrida normal
    Data 2: 1 corrida normal
    Data 3: 2 corridas super-curtas

    Assim, a data 3 seria metade do campeonato e mesmo alguém que não esteja bem depois das 2 primeiras corridas ainda pode se recuperar. Mas seria necessário desenhar um circuito bem curto, coisa que eu posso fazer.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...