domingo, 4 de setembro de 2011

Análise: Small World

Small World tem um jeitão do jogo de PC Heroes of Might and Magic. Principalmente no visual das raças e no tabuleiro. Porém a mecânica é totalmente diferente do esquema "construir" para ter direito a determinado tipo de ser fantástico.
Neste jogo, há 14 raças fantásticas que vão desde os pequenos Halflings até os Gigantes. Passando por Homens-Rato, Trolls, Orcs, Ghouls, Elfos e Anões até classificações que não necessariamente são de “Raça” como Magos e Feiticeiros.

O legal é a quantidade de possibilidades em mesclar estas raças com os 20 possíveis poderes especiais. Você pode ter a habilidade Diplomata junto com qualquer raça. Então podemos ter Esqueletos Diplomatas ou Tritões Diplomatas... bizarro!!!
Componentes e tabuleiros excelentes, de ótima qualidade e visual agradável. Dá aquela sensação de “Mundo Pequeno” mesmo, pois chega uma hora no jogo que a falta de espaço é nítida. No meio da partida, o tabuleiro fica tão pequeno que a visualização é confusa e há necessidade de atenção maior no momento de contar os territórios.

E cada jogador deve escolher mais de um tipo de combinação Raça x Habilidade por partida. Manter com a mesma raça desde o início é praticamente impossível. Chega um momento, que sua raça fica sem poder ofensivo ou defensivo, e ela deve entrar em Declínio. Quando o jogador declara que sua raça está em declínio, pode fazer a escolha de outra disponível.
Ganha o jogo quem possuir mais pontos de Vitória no final.

Para a partida, contei com a presença do Jefferson (nosso professor de Jiu-Jitsu eterno) e de minha filha Alexia. Mecânica simples, onde não levamos mais do que 20 minutos para preparar o Setup e explicar. Na segunda rodada, todos já sabiam as regras e o jogo desenvolveu de forma leve e divertida.

O visual engana, pois o jogo exige estratégia, principalmente na colocação das peças e na hora de trocar de raça.
A Alexia começou com Humanos e habilidade Heróicos. Eu com os Trolls e habilidade Floresta. O Jefferson escolheu muito bem: Homens-Rato com Mestre do Dragão. Logo na primeira rodada, os homens-rato espalharam pelo tabuleiro e o Jefferson abriu uma grande vantagem, que persistiu pelo resto da partida.

Cada um de nós entrou com a raça em declínio quase ao mesmo tempo. A Alexia foi a primeira escolhendo depois Feiticeiros com Acampamento. Eu fui para Amazonas com Marinheiro. E o Jefferson resistiu um pouco mais com os Homens-Rato. Quase no fim, ele trocou por Halflings com Comando.

Eu já havia dado o jogo como perdido. Porém, faltando 3 rodadas para o final, vi que havia os Ghouls com a habilidade Riqueza. Não deu outra, entrei em Declínio novamente e pontuei bastante com esta combinação.

No final, eu e o Jefferson terminamos empatados com 91 pontos, enquanto a Alexia ficou com 84.


Ótimo jogo, leve, estratégico e divertido.



Small World
Nota
 Jogabilidade
8
 Ambientação
8
 Tabuleiro
8
 Componentes
10
 Diversão
9
 Nota Redomanet
8,60






Um comentário:

  1. Olá, Ricardo... Parabéns pela análise do jogo.

    Atualmente é um dos meus preferidos, principalmente pela simplicidade das regras (que facilita a explicação para os que estão começando em nosso grupo), pela dinâmica do jogo e pelo visual, que possui uma das artes mais bonitas dos jogos modernos, na minha opinião... :)

    Abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...