quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Análise: Agrícola – Primeiras Impressões no Modo Família

A ótima colocação do jogo Agrícola nos sites especializados como Ilha do Tabuleiro e Board Game Geek (sempre entre os 10 primeiros no ranking), me deixou com curiosidade em experimentá-lo.
Já havia olhado para a caixa do jogo anteriormente e confesso que torcia o nariz para o que poderia encontrar.
O jogo é no estilo europeu, de estratégia pesada. De cara, o manual não se mostrou de fácil compreensão. As peças de madeira e o tabuleiro são bonitos , mas em uma linha totalmente diferente das miniaturas bem acabadas dos jogos americanos.

Os jogadores começam com dois quartos de madeira, um campo não tratado, e um casal como trabalhadores. No decorrer do jogo, você precisa tomar decisões entre ter filhos para aumentar a mão-de-obra, arar campos ou investir na pecuária,  plantar grãos ou vegetais, e principalmente garantir o alimento à sua família. Se a família não possui alimento suficiente terá que mendigar. E aí se perdem muitos pontos.

Existem alguns modos de jogo: Família, Básico e Avançado. Como joguei com minha filha, usamos o modo Família, sem o uso das cartas.
O jogo é sobre administração de uma pequena fazenda. Ganha o jogo quem fizer mais pontos no final.
Jogamos por volta de 1 hora, sempre parando para consultar as regras.



Gostei do jogo, ele é bem pesado e obriga os jogadores a pensarem bastante. Mas sei que não seria um jogo que rodaria nas mesas com nosso grupo.
Preciso jogá-lo no modo Básico, utilizando as cartas de Melhorias e Ocupações para teste. E depois jogar no modo Avançado, onde todos falam que a experiência é a mais completa.


Agrícola - Modo Família
Nota
 Jogabilidade
7
 Ambientação
7
 Tabuleiro
8
 Componentes
8
 Diversão
7
 Nota Redomanet
7,40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...