sábado, 27 de agosto de 2011

Jogatina: Starcraft - 26/08/2011

A jogatina desta sexta-feira dia 26/08/2011 contou com a presença de minha filha Alexia, de nosso grande amigo Décio e sua esposa Renata. Para a mesa escolhemos o excelente war game Starcraft. Eu e a Alexia já havíamos jogado, mas precisamos apresentar as regras para o casal.
A quantidade de peças e a grandeza das miniaturas assustam quem não está acostumado com jogos hardcore. Foram praticamente 1 hora para explicação das regras e apresentação do tema.
Eu e o Décio ficamos com a raça Humanos, a Alexia encarou os Zergs e a Renata ficou com os Protoss. É bem visível a diferença de jogabilidade entre as raças. As táticas durante o jogo devem ser diferentes conforme esta escolha inicial.

Setup inicial do jogo:
Distribuição dos clâs para cada jogador
Escolha de primeiro jogador
Sorteio dos planetas
Montagem da galáxia
Colocação de peças iniciais









Os Zergs possuem a vantagem de aumentarem rapidamente suas unidades militares. Elas, quando sozinhas, são mais fracas, porém em grupo dão bastante trabalho. Os Humanos constituem o equilíbrio, sempre sendo a raça do "meio". Seu forte é a coleta de recursos com a proliferação de trabalhadores. Os Protoss exigem mais recursos para construção, suas unidades são mais caras, porém individualmente são mais fortes.


Na imagem vemos as tropas amarelas dos Protoss (Renata), e os Humanos do Décio (vermelho) já em disputa com os Zergs da Alexia (roxo).


A Alexia utilizou uma tática bem agressiva, indo com tudo para cima do Décio e já conquistando 3 pontos de vitória por turno logo no início do jogo.



Por outro lado, eu tentei reforçar as fronteiras de meu planeta (peças azuis) pois a ameaça dos Protoss estava ali, logo ao lado.


Porém, já construí naves de transporte em todos os lados do planeta, ainda não sabendo para onde expandir.




O Décio (vermelho) dividiu suas forças em 3 planetas, desesperado em busca de recursos.
A Alexia (roxo) crescia com seus insetos zergs e se preparava para atacar o planeta central do Décio.
Eu (azul) conquistei um planeta adjacente por recursos e mantive a defesa contra os Protoss.
A Renata (amarelo) expandiu também para um planeta adjacente e crescia seu exército.






Quando nos demos conta, a Alexia conseguiu conquistar 4 pontos de Vitória por turno, e o Décio não conseguiu proteger sua fortaleza. Tive que ir pro ataque através de um portão dimensional e tentar impedir que ela atingisse 15 pontos (quem atinge 15 pontos ganha o jogo automaticamente).

Cena da batalha final:
Apesar dos esforços, e por erros nas jogadas de planejamento (meus e do Décio) a Alexia continuou com 1 fortaleza e ganhou o jogo.
Starcraft é o preferido em nossa mesa de jogo. A curva de aprendizado é rápida, apesar da quantidade de peças e informação para os novatos. Indicado a todos que curtem um bom jogo de guerra com upgrade de unidades e raças com diferentes habilidades.

Placar final do jogo:

Starcraf - Boardgame
Nota
 Jogabilidade
9
 Ambientação
9
 Tabuleiro
9
 Componentes
10
 Diversão
9
 Nota Redomanet
9,20


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...